Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

Limoeiro


  • Nome Científico: Citrus limon
  • Sinonímia: Citrus x limon, Citrus limonelloides, Citrus medica var. limon, Citrus limonum, Citrus aurantifolia, Citrus latifolia, Citrus X limonum, Citrus limon var. rajahmudri, Citrus limonia var. digitata, Citrus limonia var. limetta
  • Nome Popular: Limão, limoeiro, limão-monochelo, limão-lisboa, lima-ácida, limão-verde, limão-verdadeiro, limão-eureka, limão-gênova, limão-feminello
  • Família: Rutaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Ásia Tropical
  • Ciclo de Vida: Perene

O limão é o fruto do limoeiro, uma pequena árvore frutífera e muito produtiva. É de fato a fruta mais conhecida no mundo, utilizada há centenas de anos, com inúmeras propriedades. Confunde-se muitas vezes com a lima-ácida, conhecida como limão-tahiti e limão-galego (Citrus latifolia), mas que por questões práticas estão reunidas neste artigo com as devidas ressalvas. Os limoeiros não atingem mais de 6 metros de altura, são muito ramificados, de caule e ramos castanho-claros, recobertos de espinhos longos e pontiagudos, com copa aberta e arredondada. Suas folhas são elípticas a lanceoladas, verdes e coriáceas, dispostas alternadas. As inflorescências surgem em cachos e são compostas de flores axilares, alvas ou róseas, muito perfumadas e atrativas para as abelhas.

Os limões-verdadeiros são em geral amarelos, de formato oblongo com saliências nas extremidades e apresentam casca espessa. Já as limas-ácidas são frutas de formato arredondado, de casca fina, lisa ou rugosa, e coloração verde ou laranja. Ambas as frutas apresentam polpa translúcida, sabor ácido e aplicações semelhantes, tanto na culinária como na medicina. Os limões e as limas-ácidas são frutas ricas em vitamina C, utilizadas desde as grandes navegações para combater e prevenir o escorbuto. Seu sumo tem ampla utilização na culinária, no tempero de frutos do mar, aves e suínos, além de servir para o preparo de sucos, refrigerantes, doces e drinques, entre estes a popular caipirinha. Da casca extraem-se essências aromáticas usadas na indústria de perfumes, farmacêutica, de produtos de limpeza e higiene pessoal e no preparo de licores.

Os limoeiros são árvores rústicas, indispensáveis em pomares domésticos, encaixando-se mesmo em pequenos espaços, envasados. Devem ser cultivados sob sol pleno em solo fértil, bem drenável, profundo, calado e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Os limões-verdadeiros são mais adaptados a climas temperados e subtropicais, enquanto que as limas-ácidas preferem climas tropicais a equatoriais para o seu desenvolvimento. Multiplicam-se por sementes, estaquia, mas principalmente por enxertia.

Medicinal
  • Indicações: Infecções, febres, problemas respiratórios em geral, escorbuto (carência de vitamina C), aterosclerose, alterações do fígado e biliares, afecções da pele.
  • Propriedades: Antibiótica, adstringente, antiescorbútica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, antitérmica, clareador da pele, depurativa, diaforética, diurético, expectorante, refrescante, sedativa, sudorífera, vermífuga.
  • Partes usadas: Folhas, frutos.
  • Cuidado: O suco da fruta não deve entrar em contato com a pele sob o sol, pois queima e causa manchas.
Fonte: jardineiro.net
publicado por lr às 21:01
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. O solanum começou a dar f...

. Primeiro o caule.... depo...

. Dezenas de flores vêm ai....

. As estranhas ipomeas!

. O bolbo quase a florir!

. O pinheiro a crescer

. Ageratos

. Sementes de uvas a germin...

. novidades nas flores da i...

. lithops a crescer

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds