Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

Morangueiro


  • Nome Científico: Fragaria vesca
  • Sinonímia: Fragaria chinensis, Fragaria concolor, Potentilla vesca
  • Espécies e híbridos importantes: Fragaria daltoniana, Fragaria iinumae, Fragaria nilgerrensis, Fragaria nipponica, Fragaria nubicola, Fragaria vesca, Fragaria viridis, Fragaria yezoensis, Fragaria moupinensis, Fragaria orientalis, Fragaria moschata, Fragaria x ananassa, Fragaria chiloensis, Fragaria iturupensis, Fragaria virginiana, Fragaria × Potentilla, Fragaria × vescana
  • Nome Popular: Morango, morangueiro, morango-silvestre, morangueiro-bravo, fragária, frutilha
  • Família: Rosaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa e Américas
  • Ciclo de Vida: Anual

O morangueiro é uma planta rasteira, estolonífera, da mesma família das macieiras e pessegueiros. O morango atual que conhecemos é resultante de um intenso trabalho de melhoramento genético e cruzamento de algumas espécies do gênero Fragaria, oriundas da Europa e das Américas. Estes cruzamentos propiciaram a obtenção de morangos maiores, mais vermelhos e mais saborosos que diferem muito das espécies originais. As espécies comercialmente importantes são as européias Fragaria vesca (diplóide), F. moschataF. viridis (diplóide), as americanas F. virginiana (octoplóide) e F. chiloensisF. ananassa (octoplóide) e as remontantes F. ananassa x F. vesca. (hexaplóide) e (octoplóides), as híbridas

O morangueiro apresenta folhas compostas por três folíolos verdes, pilosos e de margens denteadas. Suas flores são simples, hermafroditas e geralmente brancas, mas podem ser rosadas. Após a polinização, realizada principalmente por abelhas, elas dão origem ao que chamamos de morango, que é um receptáculo floral desenvolvido, que apresenta superficialmente pequenos pontos verdes ou pretos, estes sim são os frutos verdadeiros.

Os morangos são muito versáteis na culinária e não há quem não os aprecie. Seu sabor e aroma delicados, combinados com uma polpa macia, levemente ácida, suculenta e vermelha os tornam um prato cheio para as mais criativas receitas. Servem tanto para o consumo in natura, como para o preparo de saladas de frutas, doces com chantilly, compotas, tortas, geléias, shakes, sorvetes, bolos de festa, etc. O morangueiro também é uma planta ornamental, para ser plantado em canteiros alegres ou em vasinhos e floreiras que as crianças adoram.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou em estufas, em solo fértil, leve, bem drenável, convenientemente preparado com matéria orgânica, calagem e adubações e irrigado regularmente. O morangueiro aprecia o clima ameno, frutificando por períodos mais longos durante o outono e o inverno; no entanto já há cultivares adaptadas ao clima tropical, com ótima produtividade. Multiplica-se comercialmente por divisão dos estolões enraizados e é habitual a propagação por sementes em hortas domésticas.

Medicinal
  • Indicações: Afecções renais e respiratórias, ferimentos e úlcerações, escorbuto, inflamações na boca e garganta, reumatismo, úlceras.
  • Propriedades: Adstringente, analgésica, antiinflamatória, antiescorbútica, calmante, cicatrizante, diurética.
  • Partes usadas: Toda a planta.
Fonte: jardineiro.net
publicado por lr às 20:51
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De JJoao a 27 de Março de 2008 às 22:54
Olá
Andava a pesquisar morangos e morangueiros, e vim cá ter gostava de saber se me podia indicar onde procurar informação para iniciar uma plantação de morangos, a ideia é aproveitar uma pequena horta para incentivar o meu Junior (3 anos) a apreciar e proteger a natureza, recordo me que na minha infancia os locais onde existiam plantações de morangos parte do terreno era coberto com plastico negro de onde apenas saiam as ramas dos morangueiros.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. O solanum começou a dar f...

. Primeiro o caule.... depo...

. Dezenas de flores vêm ai....

. As estranhas ipomeas!

. O bolbo quase a florir!

. O pinheiro a crescer

. Ageratos

. Sementes de uvas a germin...

. novidades nas flores da i...

. lithops a crescer

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds